Início / Literatura / Resenhas de Livros / A Garra do Lobisomem de Tommy Donbavand

A Garra do Lobisomem de Tommy Donbavand

Quando adolescente li muito R.L.Stine e sua já clássica série Goosebumps, as narrativas foram sucesso na década de 1990, ainda hoje tenho as edições publicadas pela Abril. Sempre me interessei pelo gênero de terror para jovens, e as editoras apostam nessa literatura juvenil. Recentemente, a editora Salamandra lançou o livro A Garra do Lobisomem, de Tommy Donbavand, narrando as aventuras de três jovens personagens: Luke Watson, um menino lobisomem; Cleo Longg, uma jovem múmia; e Ressus Negativ, um garoto quase vampiro.

Já era o sexto volume de uma série intitulada Rua do Berro (Scream Street), não conhecia ainda a série. Numa linguagem bem jovem, a série que já possui treze títulos lá fora, conta numa forma simples histórias que envolvem vários arquétipos do terror como personagens, como monstros diversos, lobisomens, zumbis, vampiros, fantasmas, múmias entre outros. O autor é inglês, já trabalho como ator, mas é mais conhecido pelas peças de teatro infantis que roteirizou, vide biografia.

A série foi publicada na Inglaterra pela Walker Books e segue a linha que Stine iniciou lá pelos anos 1990, mas que diferentemente tem personagens fixos e um arco de histórias. A narrativa tem inicio quando Luke Watson, depois que descobre que possui o poder de se transformar em um lobisomem, foi obrigado a se mudar para a Rua do Berro, uma espécie de local afastado, onde irão conviver com outras estranhas criaturas. Com seus pais apavorados com a vizinhança, Luke propõe encontrar uma maneira de voltar ao normal, sair desta comunidade assustadora e voltar à vida que ele e seus pais tinham. Para tanto, Luke, com a ajuda de seus amigos, precisa juntar seis relíquias.

A Garra do Lobisomem é o final desse arco, após conseguirem cinco dos artefatos, agora terão que ir atrás da última. Para ajudar nesta busca, a garotada contará com o auxílio do antigo livro “Contos da Rua do Berro de Pulipedra” e de seu escritor, Samuel Pulipedra. Além dele, outros sinistros – e divertidos – personagens aparecem na história, como a bruxa Trancine Wunder.

Em termos de trama, as narrativas não são tão assustadoras, mas são cheias de ação e ritmo. Diverte, apesar dos clichês típicos do terror, mesmo assim, Donbavand traz algumas variações interessantes, como é o caso da busca pela relíquias. A série tem a característica de envolver os leitores em situações de aventuras em meio ao ambiente gótico e de suspense. Uma bela pedida para a garotada nessas férias.

Logo abaixo as capas das edições inglesas, não houve alteração nas capas dos títulos em português. Acompanha uma sinopse de cada título. A tradução da série fica a cargo de Marcos Maffei.

SINOPSE DA EDITORA: Não tem jeito: Luke virou lobisomem, e já sabe que vai ter mesmo de viver neste lugar estranho chamado Rua do Berro, para onde ele e seus pais “normais” foram levados à força por uns tipos pra lá de estranhos. Seus pais estão aterrozidados com a nova vizinhança, mas o único jeito de sair de lá é juntando 13 relíquias, em 13 aventuras de arrepiar até os cabelinhos da nuca!

Em português Dente de Vampiro
Nesta primeira aventura, Luke encontra dois grandes amigos – Ressus Negativ (aspirante a vampiro) e Cleo Longg (uma múmia menina) – que vão tornar mais aceitável sua vida na Rua do Berro. Com eles, Luke até acha que vai se sentir em casa. Acompanhe os três nesta primeira tarefa – recuperar o canino de um vampiro ancestral!

 

Sangue de Bruxa

Luke, Ressus e Cleo estão em busca da segunda relíquia, um frasco de sangue de bruxa. Mas os obstáculos são muitos – primeiro, o vilão Otto Scarny desligou o suprimento de sangue, e então uma rataria de roedores vampiros escapou e todos os moradores ficaram infectados com a Energia vampiresca! Parece que Luke e seus amigos terão de escolher entre encontrar a relíquia e salvar seus vizinhos..

 

Coração da Múmia

A rua do Berro tem permanecido em uma noite constante desde que qualquer um pode se lembrar, mas a coisa fica preta de verdade quando milhões de aranhas escapam do nº 5, cobrindo tudo com suas teias sufocantes. Luke, Resus e Cleo se enrolam em seu trabalho tentando combater as arrepiantes criaturinhas de seis patas enquanto buscam pela terceira relíquia: o coração de uma múmia antiga – e sir Otto está determinado a desencorajá-los a cada passo do caminho.

 

Carne do Zumbi

 

Os Zumbis chegaram  á  Rua do Berro…Muortstock, o grande festival de rock zumbi do mundo, é aqui! Sir Otto Scarny, entretanto, não está no pique para isso – e para provar ele mandou a super banda zumbi de metal-carne, Chupa-cérebro, para os confins dos Subterrâneos. Se Luke e seus amigos querem restaurar a paz à vizinhança e encontrar a relíquia que procuram, terão de seguir a banda… nas profundezas mais escuras da Terra.

 

Crânio do Esqueleto

O lendário Cavaleiro sem Cabeça tem causado um alvoroço na vizinhança, mas quando sua cabeça de celebridade é definitivamente roubada, aí sim que a confusão começa! Luke, Ressus e Cleo agem rapidamente para solucionar o caso, mas Luke está também atuando em uma causa muito maior: localizar a quinta relíquia que levará seus pais de volta para casa.

 

 

BIOGRAFIA DO AUTOR

Tommy nasceu e foi criado em Liverpool e trabalhou em inúmeras carreiras, incluindo palhaço, ator, produtor teatral, animador infantil, professor de teatro, contador de histórias e escritor. Seus livros de não-ficção para crianças e para seus pais, Boredom Busters e Quick Fixes for Bored Kids, o ajudaram a se tornar um convidado habitual em estações de rádio de toda a Inglaterra, e ele também escreve para várias revistas, incluindo Creative Steps e Junior Education, da Scholastic. Tommy vê sua nova série de comédia-terror como o que teria resultado se Stephen King fosse o  autor de Scooby Doo. “Escrever a Rua do Berro é uma diversão fantástica”, ele diz, “só tenho de tomar cuidado para não meter medo demais em mim!” Tommy mora em Northumberland com sua família e considera dormir um desperdício de um  tempo bom para escrever.

Sobre Cadorno Teles

Leia Também

Resenha | A Rainha das Trevas, de Anne Bishop

Incapazes de atingir Jaenelle, a jovem Rainha, os membros corruptos dos Sangue fazem um jogo …

Quiz | O que você sabe sobre livros de terror?

Se você gosta de literatura de terror, quer testar seus conhecimentos sobre os autores e …