Início / Literatura / O Casarão da Rua do Rosário de Menalton Braff

O Casarão da Rua do Rosário de Menalton Braff

menalton_braff__jpg_532x362_q85Ganhador do Prêmio Jabuti de 2000 e finalista em 2006, o escritor Menalton Braff volta à Bertrand Brasil com seu novo romance: O Casarão da Rua do Rosário. Mais uma vez ele prova, ao narrar uma complicada saga familiar, o poder de sua escrita e a sua capacidade em descrever situações psicologicamente complexas.

“O romance de Braff faz uma viagem fiel ao passado recente brasileiro – respeitando seu estilo algo solene, sua doentia resignação e até mesmo sua imobilidade.” (José Castello) 

“Menalton Braff é uma bênção. Existir um escritor cuja preocupação é o texto, são as histórias, as personagens, o estilo, redime o conceito de literatura.”(Ignácio de Loyola Brandão)

Release da editora Bertrand Brasil

Na trama, cinco irmãs ocupam o casarão da rua do Rosário. Quatro delas solteiras e religiosas praticantes ao fanatismo; a quinta, viúva de um líder sindical, um dos desaparecidos de 1964. Dois irmãos completam a família: um deles casado, funcionário da prefeitura, o outro, solteiro e com deficiência mental. Este último mora numa espécie de edícula do casarão, enquanto o funcionário mora do outro lado da cidade. A história é contada em primeira pessoa, em cinco partes, com o narrador colado em uma das personagens em cada parte.

É uma família com fumos de nobreza em oposição às transformações por que o Brasil vai passando. Os acontecimentos chegam ao início do século XXI, com os filhos da irmã e do irmão casados, em conflito entre si. O filho mais velho do funcionário municipal faz Direito e segue carreira política, chegando a deputado federal da situação já nos fins da ditadura militar.  O filho mais velho do líder sindical faz Medicina com especialização em Psiquiatria.

Além da história apaixonante, O Casarão da Rua do Rosário é uma aula sobre história brasileira.

Menalton Braff nasceu no Rio Grande do Sul, cidade de Taquara. Graduado em Letras, com pós-graduação, concentração em Literatura Brasileira, pela Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo, lecionou em instituições de ensino superior até o ano de 1987. Atualmente seu tempo é exclusivo da literatura: escrita, leitura e palestras. Com dezoito livros publicados e um prêmio Jabuti na bagagem (À sombra do cipreste), dedica seu tempo a atividades literárias. Já foi finalista da Jornada de Passo Fundo (Castelos de papel), em 2003, e finalista do Jabuti em 2007, com A coleira no pescoço, e em 2008 com o romance A muralha de Adriano, (ambos publicados pela Bertrand Brasil). Com este último recebeu uma menção honrosa no Prêmio Casa de las Américas, Havana, no ano de 2008 e foi um dos 5 finalistas do I Prêmio São Paulo de Literatura no mesmo ano. Seu romance Bolero de Ravel foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2011 e semifinalista do Prêmio Portugal Telecom do mesmo ano. Em 2012, seu romance Tapete de silêncio está entre os 20 romances semifinalistas desse mesmo prêmio.

 

O Casarão da Rua do Rosário

 Menalton Braff

Literatura Brasileira

Editora Bertrand Brasil

350 páginas

R$ 39,00

ISBN: 9788528615999

Onde Comprar: Cia. dos Livros | Livraria da Folha | Submarino

Sobre Cadorno Teles

Leia Também

Conheça o livro Leve Mente Humana!

A leveza e a subversão da mente humana Leve Mente Humana nos permite pensar que …

Resenha | A Divina Democracia, de Lano Andrado

Sabemos, com toda certeza científica da fé, que o mundo vai acabar. Também sabia disso …

  • Maristela G Rezende

    O que mais gosto no seu blog, é que sempre apresenta livros totalmente diferentes dos demais blog. A gente acaba conhecendo literaturas diferentes e isso é muito bom. Gostei muito da resenha.

  • Parece interessante, e é brasileiro e estou em falta com a literatura brasileira, mas eu estou em dúvida se isso é uma resenha ou não porque não vi sua opinião :S

    • Realmente, é o release do livro.

  • Tainara H.

    Parece muito interessante esse livro. Gostei muito da capa e da história, parece uma literatura nacional de muita qualidade, com a qual eu, assim como a pessoa do comentário acima, também estou em falta. E como disse o primeiro comentário, muito interessante os livros divulgados nesse blog, bem diferente dos livros mais populares que os demais blogs mostram. =D