Início / Literatura / Resenhas de Livros / Resenha | A Caverna Cristalina – Vol. I, de Christiane de Murville

Resenha | A Caverna Cristalina – Vol. I, de Christiane de Murville

Ambientado no coração da Chapada Diamantina, Brasil, este romance conta a aventura de um grupo de pesquisadores que vivem experiências de portais dimensionais e mundos paralelos em uma caverna cristalina.

Envolvidos em uma trama instigante e viva, intimamente ligada à história do vilarejo de pedra de Igatu, no estado da Bahia, o grupo transita por diferentes momentos históricos, níveis de percepção e consciência da realidade. Acompanhando essas viagens surpreendentes no tempo, o leitor se depara com um universo de possibilidades em que passado, presente e futuro se entrelaçam, ampliando os horizontes de consciência e percepção, trazendo à tona um mundo invisível muitas vezes desconsiderado ou esquecido.

Resenha

Um grupo de pesquisadores liderados pelo biólogo, historiador e professor universitário Samuel visita o vilarejo de Igatu, no coração da Chapada Diamantina. Lá, ele e sua equipe transdisciplinar fazem estudos sobre portais dimensionais e realidades paralelas. Durante essas pesquisas eles encontram uma caverna cheia de cristais, e dentro desta caverna, chamada de Morada do Altíssimo, eles conseguem acessar essas realidades paralelas, e aí é que começa a aventura no tempo.

(…)Uma névoa esbranquiçada começou a se formar, enfronhando-se por todos os cantos da caverna. A princípio leve, essa bruma que invadia o coração da rocha foi se tornando aos poucos mais espessa, dificultando a visão. Podia-se, apenas, vislumbrar o vulto daquele que estava mais próximo(…) Os integrantes do grupo já não estavam tão convencidos de que a Morada do Altíssimo fosse, de fato, um local seguro.

Aparentemente, a Christiane pesquisou bastante sobre o assunto, e me parece que fez questão de detalhar bem o que foi pesquisado, nada contra isso, muita gente gosta, mas na minha opinião em alguns momentos ficou meio cansativo de se ler. Um exemplo disso é a questão espiritual, acho que a autora exagerou um pouco nesse quesito, claro que para a obra ela é muito importante, mas poderia ter dosado melhor. Assim como acontece também nas informações sobre os cenários, que poderiam até serem retiradas pra história fluir melhor.

Apesar desses pontos, a história é muito boa, em especial gostei bastante da ideia de ter um “eu” presente na diversas realidades mostradas. A história criada pela autora tem uma premissa excelente, sempre me interesso por viagens no tempo e realidades alternativas, e esse é um prato cheio sobre o assunto, ainda mais acontecendo no Brasil.

Outro ponto positivo é a preocupação da autora em dar a cada um dos personagens o “seu momento”, ela tem a preocupação de mostrar a “viagem pessoal” que cada um faz durante o livro.

Com relação ao projeto gráfico, a capa com a “espiral de luz” ficou muito bem resolvida, e a diagramação seguiu o padrão da editora, simples e bem feita. Com relação a revisão, encontrei alguns erros, mas nada que atrapalhasse a leitura.

Indico A Caverna Cristalina – Uma Aventura no Tempo para quem curte uma boa ficção com viagens no tempo que entrelaçam presente, passado e futuro. Realmente, é uma trama instigante que nos chama a participar da aventura junto do grupo de pesquisadores. Assim que acabei a última página, queria logo ler a sequência da trilogia, e isso é sempre um forte indício de bom livro.

Ambientado no coração da Chapada Diamantina, Brasil, este romance conta a aventura de um grupo de pesquisadores que vivem experiências de portais dimensionais e mundos paralelos em uma caverna cristalina. Envolvidos em uma trama instigante e viva, intimamente ligada à história do vilarejo de pedra de Igatu, no estado da Bahia, o grupo transita por diferentes momentos históricos, níveis de percepção e consciência da realidade. Acompanhando essas viagens surpreendentes no tempo, o leitor se depara com um universo de possibilidades em que passado, presente e futuro se entrelaçam, ampliando os horizontes de consciência e percepção, trazendo à tona um mundo…

A Caverna Cristalina - Uma Aventura no Tempo

Avaliação

Bom!

Ambientado no coração da Chapada Diamantina, Brasil, este romance conta a aventura de um grupo de pesquisadores que vivem experiências de portais dimensionais e mundos paralelos em uma caverna cristalina.

Sobre Cleson Cruz

Sou potiguar com muito orgulho, pai e marido. Engenheiro Eletricista e Designer Gráfico de formação. Gosto muito de música e cinema. Sou viciado em séries de tv. E leio muito quadrinhos e livros desde a minha tenra infância.

Leia Também

Resenha | A Guerra dos Anjos – Domínio Espiritual, de Arley França

Depois de um planejamento maquiavélico, estruturado em cem anos, os seres infernais conseguiram a maior …

Resenha | Armamentista, de Joe de Lima

A conspiração era só o começo. Com a sombra da guerra civil pairando sobre Vera …