Início / Literatura / Resenhas de Livros / Resenha | Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, de Kathleen Sears

Resenha | Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, de Kathleen Sears

Mitologia como você sempre quis: sem embaraços e com muito bom humor

Quem nunca se interessou por mitologia que atire a primeira flecha… ops, pedra! A verdade, porém, é que a gente acaba se perdendo entre tantos mitos, tantos deuses e deusas e monstros, tantos nomes e acontecimentos. E vários pontos ficam meio sem resposta na nossa cabeça:

  • Quem Zeus puniu por desobediência?
  • De quem Hera se vingou?
  • Quais são, afinal, os 12 trabalhos de Hércules?
  • Édipo era mesmo apaixonado pela mãe?
  • Essas respostas – e muitas outras – estão neste livro!

Navegue por capítulos dedicados a cada imortal e mortal da mitologia antiga, grega e romana, e descubra os pontos em que os mitos se encontram. Não importa se quer saber por curiosidade ou se quer arrasar mostrando seus conhecimentos em conversas por aí: Tudo o que você precisa saber sobre mitologia tem o que você precisa saber!

Resenha

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia é uma micro enciclopédia sobre mitologia Greco-Romana, escrita de forma agradável e até divertida em alguns momentos. No livro encontramos muita informação sobre os principais mitos, contadores de histórias gregos e romanos, criaturas, heróis e as influências e conexões que existem com a cultura popular atual. Inclusive a autora faz uma lista com diversos livros e filmes que de alguma forma foram influenciados pela mitologia greco-romana.

A mitologia não vem de uma única fonte. Os mitos se desenvolvem uma vez que são contados e recontados, transmitidos de um contador de histórias para outro.

No início do livro vemos uma introdução sobre a palavra “mito”, com suas definições e seu uso em diferentes situações, além de informar a presença de uma espécie de “carimbo” indicando no início de cada capítulo se aquele é um mito grego ou se é um mito romano. Pareceu uma ideia legal, mas sinceramente não vi muita utilidade, já que quase não foi identificado nenhum mito romano!

Uma definição simples de mito é que se trata de uma história fictícia ou meia verdade, mas é muito mais profundo do que isso. Os estudiosos da mitologia têm se esforçado para apontar uma definição exata que abranja todos os atributos de um mito. É engraçado como uma palavra tão pequena define e dá sentido a ideias elevadas, como a de significado da vida. Não admira que uma definição exata não tenha sido encontrada ainda!

A forma como o foi concebido, torna este livro uma obra de referência, um instrumento de consulta muito interessante para quem quer iniciar um estudo de mitologia, Sears não apresenta os mitos por completo, mostra apenas um resumo, uma citação do que aconteceu nos principais mitos conhecidos.  Vemos Zeus, Hera, Poseidon, Hades, Afrodite, Atena, Ares, Dionísio, Hermes, todos os 12 Deuses do Olimpo e os Titãs que precederam estes deuses. Além das criaturas encontradas em seus mitos, como: Moiras, Ninfas, Amazonas, Minotauro, Quimeras, Medusa e Centauros. Vemos também os heróis Heracles (Hércules), Teseu, Perseu, Belerofonte e outros.

Dentro dessa miscelânea de mitos, a gente acaba aprendendo algumas coisas interessantes sobre alguns, que talvez a maioria das pessoas não saiba:

  • O incesto era completamente aceitável na época dos Titãs, e de diversas dessas uniões nasceram os Deuses do Olimpo e outros deuses menores. Como, por exemplo, a união entre Cronos e sua irmã Reia, que deu origem a Zeus e seus irmãos Héstia, Hera (que acabou virando esposa de Zeus), Hades, Deméter e Poseidon.
  • Zeus é um garanhão, que sempre traía Hera e não se arrependia nenhum um pouco.
  • Hera é uma deusa bem vingativa, descontava as traições de Zeus nas amantes e nos filhos dele com elas.
  • Medusa, apesar de sua aparência horripilante, já foi uma linda mulher, cobiçada por Poseidon.
  • Zeus incumbiu Hefesto (marido feioso de Afrodite) de criar uma mulher, pois a terra era habitada apenas por homens. Essa mulher foi esculpida com argila e água, e seu nome é Pandora.
  • Antes de Hefesto, Prometeu criou o homem a imagem e semelhança dos deuses, e depois roubou o fogo e deu a eles para que pudessem se defender. E Zeus não gostou nada disso.
  • Hades não é tão mal como nos é apresentado em filmes e desenhos, assim como Zeus também não é tão bonzinho assim como vemos.

Os mitos clássicos originais eram repletos de sangue, vingança, loucura, guerras e muito sexo (principalmente entre irmãos, progenitores e animais!). A maioria das histórias são utilizadas para explicar coisas que as pessoas não compreendiam na época, como a saga de Deméter, que teve sua filha Perséfone sequestrada por Hades e levada para o submundo, onde fez dela sua esposa.

Nem mesmo Zeus podia desafiar as Moiras. No entanto, preparou um acordo. Perséfone viveria com Hades no Submundo durante quatro meses do ano e os outros oito meses ficaria com a mãe (alguns mitos dividem a quantidade de meses igualmente: seis e seis). Assim,  o mito explica por que as estações mudam. Quando Perséfone está com a mãe, as flores desabrocham e as plantações crescem e dão frutos, mas, quando está com o marido no Submundo, as plantas murcham e morrem.

Com relação ao projeto gráfico, a capa clean trás um aspecto bem clássico e acadêmico, foi uma excelente escolha, mas talvez assuste os leitores mais leigos. Já a diagramação, vi uma excelente escolha de tipografia e capitulação, com uma estrutura de parágrafos e sumários muito interessante. O que também chamou bastante a atenção foram algumas figuras presentes no livro, como a do Minotauro e da Medusa. Nesse aspecto, acredito que poderiam ter acrescentados mais imagens, chamaria mais a atenção de outra categoria de leitores.

Enfim, Tudo o que você precisa saber sobre mitologia é um guia bem interessante para quem quer conhecer um pouco sobre mitologia, é uma pequena provocação que te fará se aprofundar mais nesse mundo tão instigante. Sou suspeito em falar, pois adoro mitologia, mas é bem provável que após a leitura desta obra você faça uma lista de livros e filmes a serem vistos sobre o assunto.

Mitologia como você sempre quis: sem embaraços e com muito bom humor Quem nunca se interessou por mitologia que atire a primeira flecha... ops, pedra! A verdade, porém, é que a gente acaba se perdendo entre tantos mitos, tantos deuses e deusas e monstros, tantos nomes e acontecimentos. E vários pontos ficam meio sem resposta na nossa cabeça: Quem Zeus puniu por desobediência? De quem Hera se vingou? Quais são, afinal, os 12 trabalhos de Hércules? Édipo era mesmo apaixonado pela mãe? Essas respostas – e muitas outras – estão neste livro! Navegue por capítulos dedicados a cada imortal e…

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia

Capa & Diagramação
Narrativa & Diálogos
Enredo
Personagens
Revisão

Muito Bom!

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia é um guia bem interessante para quem quer conhecer um pouco sobre mitologia, é uma pequena provocação que te fará se aprofundar mais nesse mundo tão instigante. Sou suspeito em falar, pois adoro mitologia, mas é bem provável que após a leitura desta obra você faça uma lista de livros e filmes a serem vistos sobre o assunto.

Sobre Cleson Cruz

Sou potiguar com muito orgulho, pai e marido. Engenheiro Eletricista e Designer Gráfico de formação. Gosto muito de música e cinema. Sou viciado em séries de tv. E leio muito quadrinhos e livros desde a minha tenra infância.

Leia Também

Resenha | A Terra Inteira e o Céu Infinito, de Ruth Ozeki

Uma vez, um velho Buda falou: Para o ser-tempo, parado no cume da montanha mais …

[Renovação] Parceria Editora Gente & Única

Nossa parceria com a Gente e Única foi renovada! Para quem ainda não conhece, abaixo …

  • RUDYNALVA SOARES

    Cleson!
    Como sou apaixonada por mitologia, desde o lançamento desse livro, fiquei interessada ainda mais por saber que a linguagem é para leigos, assim facilita a iniciação.

    “Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo.”(Friedrich
    Nietzsche)

    cheirinhos

    Rudy

    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!