Início / Músicas / Especiais Musicais / Levon Helm – The Band

Levon Helm – The Band

[photo]

“Ele amava tocar, encher a sala com música, manter a batida e fazer as pessoas dançarem! Ele fez isso toda vez que subiu ao palco”.

Levon Helm, o baterista que era a voz sulista da The Band os responsáveis por mostrar ao rock quais eram suas raízes, a banda era formada por 4 canadenses e o único americano, Levon Helm, dava a voz sulista ao grupo, e embora fosse o baterista fazia a vez de vocalista no grupo em algumas ocasiões.

Helm começou a vida profissional como baterista no The Hawks, foi quando conheceu os outros membros da futura The Band, chegando a tocar com eles para Bob Dylan, como músicos de apoio e, em seguida, para a turnê mundial de Dylan de 1965-1966. Futuramente suas canções influenciaram Eric Clapton e George Harrison.

Suas principais influências, além dos pais que eram músicos amadores, foram dos mais diversos gêneros musicais — blues, country e R&B — o último mais tarde evoluindo para o rock and roll. Sua principal influência foi Sonny Boy Williamson II, em sua biografia ele cobnta que assistia atento a cada detalhe os shows de Sonny Boy para poder copiar ao extremo o que ele fazia, também presenciou algumas das primeiras apresentações de artistas célebres de country, blues e rockabilly, como Elvis Presley, Conway Twitty, Bo Diddley e Ronnie Hawkins.

A banda chegou ao final em 1978, sendo coroada com um show que deu origem ao documentário de “The Last Waltz”, dirigido por Martin Scorsese. Estiveram presentes nomes como Eric Clapton e George Harrison.

Levon Helm Morreu quinta-feira, 19 de abril, de câncer na garganta, aos 71 anos.

 

“The Night They Drove Old Dixie Down”

“Up on Cripple Creek”

“The Weight”

Sobre Redbaron