Início / Músicas / Playlist | Invasão Britânica

Playlist | Invasão Britânica

Invasão Britânica

A expressão Invasão Britânica (British Invasion) é associada ao surpreendente e estrondoso sucesso de bandas britânicas, encabeçadas pelos Beatles, que tomaram de assalto as rádios (e as TVs) dos Estados Unidos e espalharam pelo mundo a segunda e mais importante disseminação global do rock, entre os anos de 1964 e 1966. Foi nos anos dourados que descobrimos bandas como Rolling Stones, The Who, The Animals, The Kinks, The Dave Clark Five, Gerry & The Pacemakers, entre outras. A British Invasion foi um fenômeno cultural ocorrido a princípio nos EUA e depois em vários países no mundo, onde centenas de bandas inglesas invadiram o mercado americano e passaram a fazer um enorme sucesso como nunca antes havia ocorrido, influenciando para sempre o rumo da história da música e também interferindo nos costumes, vestuário, comportamento e no consumo de produção cultural… A expressão também costuma ser utilizada para as sucessivas ondas posteriores de bandas de origem britânica que conseguiram transcender as fronteiras da Grã-Bretanha e conquistar amplamente o público americano, mas aí já é outra história.

Então, para iniciar o nosso primeiro Playlist do Papiro Digital, veremos e ouviremos a seguir algumas das principais músicas que representam esse momento da música mundial. Para ser degustado com calma, agrupamos as bandas/músicas em duplas por afinidade e relevância, espero que gostem da lista. 

 —

Bandas: The Beatles e The Kinks

Músicas: I Want To Hold Your Hand e Really Got Me

No dia 09 de Fevereiro de 1964 os Beatles fizeram sua primeira apresentação em um popular programa de auditório, o Ed Sullivan Show. Foram 73 milhões de espectadores, a maior audiência da TV mundial até aquela data e uma das maiores até hoje. Claro que a canção I Want To Hold Your Hand nem de longe é a melhor música dos Beatles, nem mesmo daquela época, mas sem ela talvez as outras bandas não tivessem tido a abertura que tiveram após seu sucesso. A primeira música dos quatro de Liverpool a chocar a terra do Tio Sam foi esta inocente canção.

Na música You Really Got Me Now, os Kinks, que é uma das bandas mais influentes da invasão, mostraram uma técnica que futuramente influenciaria as bandas de heavy metal e hard rock, a chamada power chords (um incrível efeito de distorção e saturação nas guitarras elétricas). As canções do The Kinks exalavam toda a sexualidade da década, e todos seus singles são retratos dessa geração.

Bandas: The Rolling Stones e The Yardbirds

Músicas: (I Can’t Get No) Satisfaction e For Your Love

Os Stones faziam um contraste com os Beatles, eles eram rebeldes, enquanto que os garotos de Liverpool eram arrumadinhos. A canção Satisfaction foi um grande sucesso, dando aos Stones seu primeiro número um nos Estados Unidos. A canção inicialmente foi tocada apenas em estações de rádio pirata, porque sua letra foi considerada muito sexualmente sugestiva. A canção é considerada uma das canções de todos os tempos de rock. Em 2004 a revista Rolling Stone a colocou em segundo lugar na sua lista dos 500 maiores canções de todos os tempos, enquanto em 2006 ela foi adicionada à Biblioteca do Congresso Nacional de gravação do registro.

Já o single For your love, alcançou a sexta posição nas paradas dos Estados Unidos. É uma obra-prima quase “progressiva”, baseada no cravo tocado por um artista convidado, Brian Auger’s, misturado a notas de hard rock e blues. Em algumas faixas do disco, Eric Clapton e Jeff Beck, o então guitarrista da banda, tocam juntos. Depois do sucesso dos Yarbirds na terra do Tio Sam, Eric Clapton resolveu sair, por não concordar com a direção mais Pop que a banda passou a tomar. The Yarbirds é a banda que já teve Eric Clapton e Jimmy Page na guitarra!!

Bandas: The Who e The Animals

Músicas: My Generation e The House of the Rising Sun

Sabe aquela mania de Rock Star de quebrar os instrumentos ao final do show? Pois bem, foi o The Who que inventou isso. Ou aquele guitarrista que fica pulando, enquanto o baterista está arrebentando a bateria, e o baixista parado? Pois é, também é coisa dos garotos do The Who. Eles revolucionaram o Rock depois que desembarcaram nos EUA com a invasão britânica. Ah, e também são conhecidos por popularizar a Ópera Rock, sendo que o primeiro grande sucesso comercial do estilo foi Tommy. Já com relação a canção My Generation, ela entrou para o Hall da Fama do Grammy Award em 1999 e, embora tenha se tornado o maior sucesso do grupo nas paradas europeias, o single nunca superou o Top 40 dos Estados Unidos. Mas consta na 11ª posição das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

The House of the Rising Sun é uma música folclórica americana que fala de uma vida mal-sucedida em Nova Orleans. Há várias versões, sendo a mais famosa a gravadas por The Animals (1964). Não é deles, eles apenas regravaram, mas foi ela que os levou a fama, principalmente pelo fato de canta-la com uma voz firme e grave. Os Animals apresentavam versões de sucessos do rhythm and blues, e foram uma das primeiras bandas a serem influenciadas por Bob Dylan (inclusive lançando duas covers de músicas dele). Foi uma banda importante na invasão, inclusive influenciando os Ramones com sua batida.

Bandas: Gerry & The Pacemakers e The Zombies

Músicas: How Do You Do It? e She’s Not There

A banda Gerry & The Pacemakers tirou a sorte grande quando os Beatles gravaram mas dispensaram essa canção para trabalharem com Love Me Do. How Do You Do It? foi produzida por George Martin e se tornou primeiro lugar nas paradas de sucesso britânica, e conseguiu um 7º nos EUA. Tiveram mais dois sucessos e foi só.

Os Zombies eram os favoritos de críticos musicais por seus complexos arranjos e harmonias vocais, mas nunca chegou a alcançar o destaque que as outras bandas da invasão alcançaram. She’s Not There é uma das melhores canções do The Zombie. A canção alcançou o número vinte no UK Singles Chart em agosto de 1964, e entrou no top dez dos Estados Unidos. No Canadá, alcançou o número dois. Ela ocupa a 297º posição na lista da Rolling Stone de melhor canção de todos os tempos.

 —

Agora é hora de apertar o play!

Ouça a Playlist Invasão Britânica!

Agora que ouviu, que tal comentar o que achou e sugerir pra gente outras playlists temáticas de qualquer estilo musical?

Sobre Cleson Cruz

Sou potiguar com muito orgulho, pai e marido. Engenheiro Eletricista e Designer Gráfico de formação. Gosto muito de música e cinema. Sou viciado em séries de tv. E leio muito quadrinhos e livros desde a minha tenra infância.

Leia Também

Deixa eu te falar 04 – Sexy Sem Ser Vulgar (3 na massa)

YouTube: Hoje falo de um projeto lindo, sexy e sensível, o 3 na massa! Projeto …

Deixa eu te falar 03 – Musiquinhas Legais em Filmes e Séries Legais

  Hoje eu falo sobre filmes e séries que tiveram aquela(s) musiquinha(s) que chamaram minha …

  • RUDYNALVA SOARES

    Eita Cleson!
    A playlist ficou perfeita!
    Adoro as Bandas e músicos Britânicos, principalmente Beatles e Rolling Stones que são da minha época…

    “Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira:
    nada se perde, tudo muda de dono.”(Mario Quintana)

    cheirinhos

    Rudy

    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!