Início / Músicas / Playlist | Movimento Grunge

Playlist | Movimento Grunge

Movimento Grunge

O Grunge é um subgênero do rock alternativo que surgiu no final da década de 1980 no estado americano de Washington, principalmente em Seattle, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock. As letras das bandas nomeadas grunge geralmente caracterizam-se por altas doses de angústia e sarcasmo, entrando em temas como alienação social, apatia, confinamento e desejo de liberdade. O termo grunge – que em seu sentido original significa “sujeira” ou “imundície”, em inglês – descreve tanto o estilo visual (cabelo desgrenhado, roupas velhas e folgadas) de bandas e fãs, quanto o som saturado e distorcido das guitarras que dão o tom das músicas.

A cena grunge começou principalmente com duas bandas, o Soundgarden e o Green River, sendo este último considerado o grande pai do movimento. Entretanto, foi a partir da separação do Green River que o grunge começou a fazer seus “encaixes”, multiplicando bandas e encorpando o movimento.

Em 1991, quando Nevermind, segundo álbum do trio Nirvana, derrubou ninguém menos que Michael Jackson do primeiro posto das paradas americanas, abriu-se a trilha do sucesso para outras bandas do cenário underground de Seattle, como Pearl Jam e Alice in Chains.

A seguir apresentarei algumas músicas importantes do movimento grunge, mas principalmente apresentarei as minhas preferidas do gênero. As playlists serão em partes, separadas em quatro blocos.

Green River | Mudhoney | Mother Love Bone | Soundgarden | Temple of the Dog

O Início

As bandas grunge da primeira safra – Green River, Soundgarden e Mudhoney – têm uma sonoridade bem mais pesada do que as da segunda, que tem como seu melhor exemplo o Nirvana. O Green River Foi uma banda norte-americana, formada em Seattle em 1983, por membros que posteriormente formariam o Mudhoney e o Mother Love Bone e também membros do Pearl Jam, com Mark Arm do Mudhoney no vocal e Jeff Ament do Mother Love Bone no baixo. A banda é tida como a precursora do grunge, tendo um som de guitarras sujas e um vocal geralmente irônico. O Soundgarden foi formada em 1984, em Seattle, Washington e, ao lado de Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam, constituiu-se como um dos principais representantes do movimento grunge, incorporando, no entanto, uma maior variedade musical que as restantes bandas. Tal como Alice in Chains, Soundgarden exibe uma componente mais pesada, principalmente na primeira metade da sua carreira, sendo muitas vezes considerada uma banda de heavy metal, o que os diferencia de outras de sua época e origem como Nirvana e Pearl Jam.

Já o Temple Of The Dog foi um supergrupo grunge formado em Seattle, em 1990, por Chris Cornell, vocalista do Soundgarden, como um tributo a Andrew Wood, vocalista do Malfunkshun e do Mother Love Bone e seu amigo, que morreu em Março de 1990, vítima de uma overdose de heroína. A formação consistia de Stone Gossard na guitarra rítmica, Jeff Ament no baixo (ambos ex-membros do Mother Love Bone), Mike McCready na guitarra líder, Matt Cameron na bateria e Eddie Vedder fornecendo um dueto com Cornell em “Hunger Strike” e os vocais de apoio.

Nirvana | Pearl Jam

Os Melhores do Grunge

Nirvana foi formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic, em Aberdeen em 1987. Vários bateristas passaram pelo Nirvana, sendo que o que mais tempo ficou na banda foi Dave Grohl, que entrou em 1990. Eles foram a banda que atraiu os olhos de todo o mundo para Seattle, no que a mídia denominou como “fenômeno grunge”, mesmo o movimento tendo começado um pouco antes. Kurt Cobain morreu em 1994, com isso a banda acabou, mas com sua qualidade sonora o Nirvana virou um ícone do movimento e da música até hoje.

Formada após o fim do Mother Love Bone, o Pearl Jam surgiu para o mundo em 1991, com o estrondoso sucesso do álbum Ten. Desde sua origem, sua formação incluiu Eddie Vedder (vocais, guitarra rítmica), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra rítmica) e Mike McCready (guitarra solo), passando por mudanças na bateria, sendo Matt Cameron, que também compõe o Soundgarden, o atual baterista da banda.

 

Alice in Chains | Stone Temple Pilots | Hole

Outras bandas “sujas”

Alice in Chains foi uma banda formada em 1987 em Seattle, Washington, pelo vocalista Layne Staley e o guitarrista Jerry Cantrell. Apesar de vastamente associada ao grunge, o som da banda incorpora elementos do heavy metal e hard rock, produzindo também um som mais acústico, pós-punk. A banda alcançou fama internacional como parte do movimento grunge no início dos anos 90, ao lado de bandas como Pearl Jam, Soundgarden e Nirvana. É uma das bandas mais bem sucedidas comercialmente da década de 90.

Stone Temple Pilots é uma banda de Grunge formada por Scott Weiland, dos irmãos Robert e Dean DeLeo, e Eric Kretz. A banda ficou ativa de 1986 a 2003, mas debandou devido a conflitos entre seus membros e reuniu-se em 2008.

Hole foi formada em 1989 por Courtney Love e Eric Erlandson e encerrada oficialmente em 2002. Banda nativa de Los Angeles liderada por Courtney Love, que decidiu montar sua própria banda aos 25 anos, depois de experiências frustradas como vocalista do Faith No More e do Sugar Baby Doll. O Hole foi uma das bandas mais bem sucedidas comercialmente formada por mulheres, no começo de carreira vendendo 3 milhões de discos somente nos Estados Unidos, a jornalista Maria Raha disse que o Hole foi “A banda mais bem sucedida a falar abertamente do feminismo, liderada por uma mulher com uma personalidade forte e marcante”.

 

The Smashing Pumpkins | Bush | Foo Fighters | Silverchair

Bandas com mesmas características

Mesmo algum tempo depois do movimento grunge, surgiram algumas bandas que possuem características parecidas com as das bandas desta época. Não acrescentaram nada novo ao movimento, apenas pegaram a onda, mas tem sua importância por manter o grunge de certa forma vivo.

The Smashing Pumpkins foi formada em Chicago no ano de 1987. A banda passou por diversas mudanças de integrantes ao longo do tempo, mas durante a maior parte de sua carreira, assim como na maioria dos créditos em seus álbuns, foram compostos por Billy Corgan (vocais, guitarra), James Iha (guitarra, vocais), D’arcy Wretzky (baixo, vocais) e Jimmy Chamberlin (bateria, percussão). Menos influenciados pelo punk rock do que outras bandas contemporâneas de rock alternativo, a banda possui uma sonoridade bastante diversa, densa, com uma forte presença de guitarras e com elementos de grunge, rock gótico, heavy metal, dream pop , rock psicodélico, rock progressivo, um estilo de produção shoegaze e, posteriormente, música eletrônica.

O Bush é uma banda grunge proveniente da Inglaterra e formada em 1992. O seu álbum de estreia foi Sixteen Stone, em 1994. A banda, ao mesmo tempo bem-sucedido nos Estados Unidos, era bem menos conhecido em sua nativa Inglaterra e teve sucesso marginal lá.Após 10 anos juntos, inicialmente, Bush rompeu em 2002 , mas foi reformada em 2010.

O Foo Fighters foi criada por Dave Grohl em 1995 . Seu nome é uma referência ao termo “foo fighter”, usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, considerados OVNIs. Dave Grohl passou quatro anos como baterista da banda grunge Nirvana. Após a morte de Kurt Cobain em Abril de 1994, Grohl considerou abandonar a música, mas eventualmente resolveu gravar como “experiência catártica” composições suas da época do Nirvana, até então não divulgadas. Para manter o anonimato, Grohl escolheu o nome “Foo Fighters” para criar a ilusão de que era uma outra banda ao invés da banda “daquele cara do Nirvana”.

Silverchair foi formada em 1992 por Daniel Johns, Chris Joannou e Ben Gillies. A banda tem sido muito bem sucedida na indústria musical australiana, conseguindo inúmeros prêmios importantes, como o ARIA Awards, com um recorde de vinte vezes. A banda também recebeu seis APRA Awards. Obtiveram sucesso quando uma de suas primeiras canções, “Tomorrow”, ganhou uma competição local de música pela rede de televisão australiana SBS. A banda foi logo contratada pela Murmur e foi muito bem sucedida em concertos nacionais e internacionais. O som do Silverchair tem evoluído ao longo de sua carreira, com diferentes estilos em álbuns específicos tornando-se cada vez mais ambiciosos ao longo dos anos, do grunge e pós-grunge do seu álbum de estréia para um som mais orquestrado.

Fontes:

Sobre Cleson Cruz

Sou potiguar com muito orgulho, pai e marido. Engenheiro Eletricista e Designer Gráfico de formação. Gosto muito de música e cinema. Sou viciado em séries de tv. E leio muito quadrinhos e livros desde a minha tenra infância.

Leia Também

Deixa eu te falar 04 – Sexy Sem Ser Vulgar (3 na massa)

YouTube: Hoje falo de um projeto lindo, sexy e sensível, o 3 na massa! Projeto …

Deixa eu te falar 03 – Musiquinhas Legais em Filmes e Séries Legais

  Hoje eu falo sobre filmes e séries que tiveram aquela(s) musiquinha(s) que chamaram minha …

  • José Neto

    Clesson, muito boa sua matéria. Parabéns! É bom lembrar do passado quando se fala do estilo de música “Grunge”, que nada mais nada menos do que aquele som de garagem. Onde os jovens naquela época gostariam de ter uma banda como a do Nirvana e Pearl Jam.