Início / Papiro News / Blogs & Sites / Especial Halloween | Top 5 – Autores de Terror/Horror/Suspense

Especial Halloween | Top 5 – Autores de Terror/Horror/Suspense

Olá pessoal, tudo bem??

O Papiro Digital está participando de um Especial de Halloween organizado pelos blogs Guilda dos Leitores e Pausa para um Livro, em parceria com a Editora Darkside. É claro que não poderíamos ficar de fora de um gênero que amamos.

Serão postagens especiais que sairão a cada semana deste mês! E nesta semana: Top 5 – Autores de Terror/Horror/Suspense:

5º – Anne Rice

Anne Rice é conhecida por ser uma das melhores escritoras de terror gótico, e também pela série de livros As Crônicas Vampirescas, que fez o maior sucesso entre os admiradores do gênero. Seus livros são traduzidos para vários idiomas e adaptados para o cinema. Entrevista com o Vampiro foi a primeira grande adaptação de seus livros, capitaneado pelo trio Tom Cruise, Brad Pitt e Antonio Banderas, o filme foi um grande sucesso de bilheteria. E ainda tivemos o A Rainha dos Condenados, que não teve o mesmo sucesso que o anterior. Recentemente foi anunciado que a Universal deve fazer um remake de Entrevista com o Vampiro e A Rainha dos Condenados, e filmar todos os outros livros das Crônicas Vampirescas, dando origem a uma nova e esperada franquia. Mas não só de vampiros vive a autora, ela também escreve sobre bruxas e fantasia, como as séries: A vida das Bruxas Mayfair; Vampiros e Mayfairs (livros que misturam os universos das Crônicas Vampirescas e das Bruxas Mayfair); Série Beauty (Uma trilogia erótica sobre A Bela Adormecida); A Vida de Cristo (é, é sobre ele sim); As Canções do Serafim (sobre anjos); e outras mais. Sendo que os livros de A Bela Adormecida devem ser adaptados para a TV em breve, vai ser bem curiosos ver isso.

4º – Edgar Allan Poe

Edgar Alan PoeEdgar Allan Poe é considerado o precursor e pai do gênero de horror, ele tornou-se conhecido por suas obras repletas de mistério e tom macabro. Suas obras influenciaram a literatura nos Estados Unidos e ao redor do mundo, destacando-se por promover um terror instigante e inteligente. Entre suas obras destacam-se: The Raven (O Corvo, poesia, 1845), Annabel Lee (poesia, 1849) e o volume Histórias Extraordinárias (1837), onde aparecem seus contos mais conhecidos, considerados obras-primas do terror. Poe possui diversos de seus escritos adaptados para o cinema, entre eles: A Queda da Casa de Usher, Os Assassinatos da Rua Morgue, O Gato Preto, A Dança Macabra, Histórias Extraordinárias, Vicente, O Corvo, entre outros. E para a TV, temos recentemente The Following, com Kevin bacon, e a série nacional perturbadora Contos do Edgar. Além do pai do terror/horror, Poe também foi precursor das famosas deduções lógicas dos romances policiais, em Assassinatos na Rua Morgue ele trás o detetive Auguste Dupin, personagem que influenciou a existência de vários outros grandes detetives que vieram muito tempo após ele. Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que se não fosse o conto de 1841, não haveria Sherlock Holmes (Conan Doyle, 1887) ou Hercule Poirot (Agatha Christie, 1920), além de tantos outros detetives que até hoje encantam milhões de leitores.

 3º – Bram Stoker

Bram StokerBram Stoker é simplesmente o criador do Conde Drácula! Nenhuma lista de escritores de terror estará completa sem ele. Drácula, foi publicado em 1897, e é uma das mais famosas e horripilantes histórias de terror de todos os tempos. Baseado no folclore da Transilvânia e num personagem real (o rei Vlad, o Empalador), Stoker redigiu um relato que tem assombrado gerações consecutivas de leitores, transformando-se num mito adaptado para o cinema, quadrinhos e TV, talvez o mais significativo destes últimos dois séculos. Além do pai dos vampiros, ele também teve outros escritos como: O Castelo da Serpente; A Joia das Sete Estrelas; O Caixão da Mulher-Vampiro; A Toca do Verme Branco. No cinema, Drácula teve inúmeras adaptações e versões, mas a que pra mim parece ser a definitiva é a dirigida por Francis Ford Coppola e que tem o assustador Gary Oldman como o Conde! Mas não podemos deixar de citar o alemão Nosferatu de 1922, e o incrível Bela Lugosi no papel de Drácula no filme de 1931. Ah, e ainda temos o recente Drácula – A história nunca contada, uma aventura épica que mostra a parte guerreira do nosso Rei Vlad. Já na TV, me veio à mente a série da NBC que foi, infelizmente, prematuramente cancelada ainda na primeira temporada. Fora isso tudo, temos milhares e milhares de obras cinematográficas, televisivas e literárias a respeito de vampiros. Algumas excelentes (tipo os da Anne Rice, e até do André Vianco) e outras bem ridículas (tipo aqueles vampiros purpurinados, saca?).

 2º – H.P. Lovecraft

H. P. LovecraftH.P. Lovecraft é um dos mais celebrados autores de horror de todos os tempos, sua obra marcadamente gótica mescla ficção científica, fantasia e terror. É um dos autores mais malucos e cultuados que já existiu. A mitologia que ronda o escritor é tão forte que alguns de seus leitores acreditam na existência do Cthulhu, uma das suas mais famosas e assustadoras criações. Encontramos referências a Lovecraft por todo lugar, mais pesadamente nos quadrinhos (Conan, Hellboy e algumas adaptações de seus escritos como O Chamado de Cthulhu), na música (Metallica, Iron Maden e várias outras bandas de Metal) e nos videogames (Doom, Quake, Call of Cthulhu – Dark Corners of the Earth e Castlevania: Symphony of the Night). No cinema encontramos várias adaptações de sua obra, tais como: O Chamado de Cthulhu, Dagon, Evil Dead I & II / Army of Darkness, Re-Animator, Nas Montanhas da Loucura, entre outros. Por Re-Animator tenho um carinho especial, assisti várias vezes quando criança, é um daqueles grandes clássicos trash. Mas, voltando aos livros, suas principais obras são: Dagon, O Chamado de Cthulhu, A Cor que veio do espaço, Nas Montanhas da Loucura e Sombra fora do Tempo. O primeiro que li a muito tempo foi Dagon, e fiquei bastante impressionado, é um terror que mexe com sua mente.

 1º – Stephen King

Stephen King é o nosso primeiríssimo lugar, é com certeza o principal nome vivo do gênero. King é referência quando se fala em terror, e suas obras só ganham mais fãs a medida que surgem novos filmes baseados em seus livros. O mestre do terror criou um universo de personagens marcantes, em livros que têm enredos originais e narrativas cativantes, que envolvem totalmente o leitor. Quem não lembra do terrível palhaço Pennywise? Ou do psicótico Jack Torrance em O Iluminado? Seu estilo de escrita é único, e ele não fica apenas no terror, entre suas obras encontramos drama, suspense, mistério, ficção científica, aventura e até livros que não são de ficção. Só para citar alguns que se destacaram fora do gênero terror: O Talismã (Fantasia), Sobre a Escrita (Não-Ficção), À Espera de um Milagre (Drama/Ficção), Novembro de 63 (Ficção Científica), Conta Comigo (Drama) e Um Sonho de Liberdade (Drama). Sendo que À Espera de um MilagreConta Comigo foram grandes sucessos cinematográficos em suas épocas. E, falando de cinema, quem nunca assistiu um filme baseado em uma obra do mestre? Vou citar algumas aqui, diga se não assistiu pelo menos uma: O Iluminado, Conta Comigo, Louca Obsessão, Um Sonho de Liberdade, A Espera de um Milagre, It – Uma obra prima do medo, Carrie – A Estranha, A Colheita Maldita, A Dança da Morte, 1408, O Cemitério Maldito, O Apanhador de Sonhos, O Nevoeiro, Christine – O Carro Assassino, O Aprendiz e muitos outros. Talvez ele seja o escritor com mais filmes adaptados para o cinema. E em séries de TV vem mais um monte, mas para não me estender muito, vou citar as três que mais gostei: The Dead Zone, Haven Under the Dome. E deve vim mais ainda por aí: Novembro de 63, O Nevoeiro e A Dança da Morte! Além de outros filmes, como o remake de It – A Coisa e A Torre Negra. Minha gente, o homem é uma máquina de sucessos. Novamente, para não me alongar muito, vai aqui uma lista dos meus livros Top 5 do King: 1º) A Dança da Morte; 2º) It – A Coisa; 3º) Novembro de 63; 4º) Celular e 5º) A Torre Negra.

 

 

Obs.: Novamente, foi muito difícil escolher apenas cinco, então farei aqui uma menção honrosa a outros grandes mestres do gênero: Richard Matheson (Além da Imaginação!), Clive Barker (Hellraiser!), Joe Hill (É o filho do mestre, e tem o mesmo talento.), Mary Shelley (Frankenstein!), Rodrigo de Oliveira (Zumbis Brasileiros!) e André Vianco (é mais fantasia do que terror, mas tem vampiros brasileiros, né!).

Até a próxima semana!

Sobre Cleson Cruz

Sou potiguar com muito orgulho, pai e marido. Engenheiro Eletricista e Designer Gráfico de formação. Gosto muito de música e cinema. Sou viciado em séries de tv. E leio muito quadrinhos e livros desde a minha tenra infância.

Leia Também

Resenha | Horror na Colina de Darrington, de Marcus Barcelos

Em 2004, Benjamin Simons deixa o orfanato em que viveu desde a infância para ajudar …

Eventos de literatura com autores de Terror, Suspense e Policial são opção Cultural no Mês do Halloween

Autores: Marcos DeBrito, Victor Bonini, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos Teremos lançamentos de livro, debates, …

  • RUDYNALVA SOARES

    Ei Cleson!
    Já vi que colocamos autores quase iguais, a não ser pela Anna Rice.
    São ótimos autores do gênero.

    “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.
    Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”(Cora Coralina)

    cheirinhos

    Rudy

    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!