Início / Promoções / Promoção O Diário de Helga

Promoção O Diário de Helga

Helga Weiss narra em seu diário todo o calvário infligido aos judeus pelo avanço da campanha nazista pela Europa, desde a segregação imposta ainda em Praga, à desumana rotina de privações no campo de concentração de Terezín e sua peregrinação ao lado da mãe por campos de extermínio como Auschwitz, de onde escapou por pouco da câmara de gás. Seus desenhos e anotações, que abrangem o período de 1939 a 1945, retratam um importante momento histórico sob a delicada perspectiva de uma criança. Helga começou o diário aos nove anos. A Intrínseca disponibilizou um kit de O Diário de Helga com alguns postais para a gente sortear aqui no Papiro. Participe!

Sinopse:

Calcula-se que das 15 mil crianças que passaram pelo campo de internamento de Terezín, na Tchecoslováquia, apenas cem chegaram com vida ao fim da Segunda Guerra Mundial. Helga Weiss, uma dessas raras sobreviventes, é autora de um dos mais comoventes testemunhos do Holocausto. Em 1938, por ocasião da ocupação nazista da Tchecoslováquia, a menina de 8 anos, filha de um bancário e uma costureira, começou a escrever em um caderno suas impressões. Seus escritos e desenhos registram com o olhar infantil tudo o que aconteceu com sua família, desde a segregação dos judeus ainda em Praga até a desumana rotina de privações e doenças de Terezín, onde um carro fúnebre fazia rotineiramente o transporte de gêneros alimentícios. Depois de três anos em Terezín, Helga e sua mãe viveram uma tétrica peregrinação por campos de extermínio como Auschwitz, onde a menina escapou por pouco da câmara de gás. Ao final da guerra, Helga, então com 15 anos, acrescentou o relato dessa experiência a seu diário. Em cada palavra e desenho, há uma lembrança de um passado que não pode ser esquecido. Artista plástica respeitada, Helga Weiss, 83 anos, vive em Praga, no mesmo apartamento onde morou com os pais antes da deportação.

—————————————————————————————

Esta edição de O diário de Helga inclui desenhos, álbuns de fotos da família e documentos da época, se baseia em uma versão organizada pela própria Helga após a guerra, na qual ela reescreveu passagens sobre 1938 e o início de 1939, suprimindo parte de sua prosa infantil e acrescentando mais detalhes. A autora explica a escolha por uma edição não profissional, a partir de suas experiências: “Muitos artigos, programas de rádio e relatos já foram escritos sobre as minhas aventuras. É comum que intervenções editoriais mudem completamente o sentido, distorcendo ou falseando fatos reais. Receio que, com as mudanças, a autenticidade e a força da narrativa se percam.”

Sobre o autor

  • Helga Heiss

Artista plástica, Weiss, de 84 anos, desenhou desde cedo, e, graças à habilidade, pôde documentar de forma rara o cotidiano não só do notório campo de Auschwitz como do gueto de Terezin, na cidade tcheca de mesmo nome. Weiss foi enviada para lá com apenas 13 anos. Desde então registrou, sempre às escondidas, detalhes de sua rotina. Não é apenas a inocência dos instantâneos das agruras que chama a atenção, mas também a evolução de traços e perspectivas, um domínio técnico adquirido em circunstâncias que não poderiam ser mais desafiadoras.

Judia, a pequena Helga inicia seu diário em 1939, aos oito anos, quando viu o seu país, a Tchecoslováquia, ser invadida pelas tropas nazistas. As restrições aos judeus, a perda de emprego de seu pai, a obrigação de usar estrelas amarelas nas roupas, a proibição das crianças judias irem à escola: tudo é retratado sob seu indignado olhar infantil. Dois anos depois, em 1941, Helga e seus pais foram enviados para o campo de concentração de Terezín, onde continuou a contar e desenhar tudo o que via.

—————————————————————————————

Regras do sorteio:

  1. O sorteio será realizado utilizando o aplicativo Rafflecopter, basta se logar nele (com o login do facebook ou e-mail) e seguir as etapas da promoção, sendo algumas obrigatórias e outras não-obrigatórias, mas a realização de todas estas tarefas darão pontos que o permitirão ter mais chances na hora do sorteio. Quanto mais pontos, maior a probabilidade de ser sorteado.
  2. O perfil do twitter deve possuir seguidores, se for um perfil criado apenas para a promoção que pelo menos consiga alguns seguidores antes de twittar a mensagem.
  3. O resultado será divulgado dia 20/06 nesta mesma postagem. Um e-mail será enviado para o ganhador, que terá 5 dias para entrar em contato e fornecer o endereço para envio dos prêmios (endereço nacional).
  4. Caso o sorteado não responda ao e-mail nesse período, ou não tenha seguido as regras, estará automaticamente eliminado, e será realizado um novo sorteio.
  5. Nós enviaremos o livro para o ganhador da promoção em até 30 dias após o sorteio.
 
Tarefas:
Obrigatórias
  • Curtir a página da Editora Intrinseca no facebook;
  • Curtir a página do Papiro Digital no facebook;
Chances extras
  • Seguir o @Papiro_Digital no twitter;
  • Seguir o @intrinseca no twitter;
  • Twitar a mensagem de divulgação da promoção: Ganharei um kit de O Diário de Helga, que o @Papiro_Digital e a @intrinseca estão sorteando. http://goo.gl/aZ2EC . Deve ser feito isso pelo menos uma vez (mas sugiro entrar todo dia no aplicativo e twittar a mensagem, suas chances aumentarão consideravelmente);
  • Compartilhar o link da promoção em alguma rede social (Facebook, Google Plus, etc.), também pelo menos uma vez (e também é interessante entrar todo dia e compartilhar para aumentar suas chances).
  • Comentar qualquer resenha do site (livros ou quadrinhos);
  • Assinar o feed de atualizações do site.
 No caso de dúvidas, mandar e-mail para contato@papirodigital.com ou pergunte aqui no comentários do post.

a Rafflecopter giveaway

Sobre Cleson Cruz

Sou potiguar com muito orgulho, pai e marido. Engenheiro Eletricista e Designer Gráfico de formação. Gosto muito de música e cinema. Sou viciado em séries de tv. E leio muito quadrinhos e livros desde a minha tenra infância.

Leia Também

Resenha Premiada | A Ilha dos Mortos, de Rodrigo de Oliveira

Muitos anos se passaram desde que a maior colônia de sobreviventes do Apocalipse zumbi se …

Revista Conexão Literatura #09

Hoje trouxemos a edição #09 da Revista Conexão Literatura, com direito a sorteio de dois livros autografados. …