Início / Resenhas de Quadrinhos / Resenha | HQ A Faixa Malhada – Sherlock Holmes, de A. Conan Doyle

Resenha | HQ A Faixa Malhada – Sherlock Holmes, de A. Conan Doyle

“A Faixa Malhada” é o primeiro volume de uma série em quadrinhos que reconta as histórias do personagem mais famoso de Arthur Conan Doyle. Publicado originalmente em 1892, o conto foi adaptado para os quadrinhos com cores vivas, grandes quadros e belas ilustrações, de modo a atrair aos leitores iniciantes. A série traz a oportunidade para o jovem leitor de estabelecer o primeiro contato com as histórias de Sherlock Holmes.

Resenha

De manhã cedo, Holmes e Watson são surpreendidos com a visita de uma bela jovem em sua casa. Helen Stoner está preocupada e apreensiva. Ela mora com o padrasto em uma fazenda na qual, dois anos antes, sua irmã gêmea faleceu em seu quarto após ouvir um fraco assobio durante algumas noites e disse uma única frase antes de morrer: “Foi a faixa malhada”.

Helen está muito nervosa pois vai se casar e,com a reforma em seu quarto, teve que utilizar o quarto da irmã e acabou ouvindo o mesmo assobio, e por isso resolveu procurá-los. Holmes e Watson vão até a fazenda e passam a noite no quarto, no lugar de Helen, para investigar e tentar resolver este misterioso caso.

O conto é muito bom, e já foi adaptado para outras mídias (como pode ser visto abaixo), aqui na hq as ilustrações ficaram muito bem feitas. Mas a hq em si poderia ter sido um pouco mais trabalhada, os eventos acontecem muito rápido, talvez se houvesse uma quantidade maior de páginas a história pudesse fluir melhor. No desfecho da trama, ocorre algo que não fica muito bem claro como aconteceu, mas talvez seja esta a intenção, fazer com que tiremos nossa própria conclusão. Apesar de que quando a gente ler o conto original não há dúvida sobre isso, fica bem claro como aconteceu. Com relação a capa e a diagramação dos extras, gostei bastante das artes, ficou tudo bem organizado.

Como é uma característica do selo, além dos quadrinhos, há textos informativos sobre o autor e sobre a obra adaptada, inclusive vem um glossário com termos utilizados na história. Outro detalhe encontrado do fim da revista, é a indicação de filmes e sites sobre Sherlock Holmes.

Este projeto é muito bom para apresentarmos obras clássicas a novos leitores, e direciona-los a novos passos. Leitura obrigatória para os pequenos leitores que temos em casa.

————

Dados Técnicos

Autor: Arthur Conan Doyle
Tradução: Cassius Medauar
Adaptação: Vicent Goodwin
Ilustração: Ben Dunn
Assunto: Clássicos, Quadrinhos
Idioma: Lingua Portuguesa
Selo Farol HQ
48 Páginas
1ª edição – 2011

————

Episódio baseado no conto “A Faixa Malhada”, da série As Aventuras de Sherlock Holmes




 ————

Autor

Sir Arthur Conan Doyle, foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi a publicação, em 1887, de “Um estudo em vermelho” que deu a Conan Doyle notoriedade imediata. Nesse, como em suas outras histórias policiais, o personagem principal é o detetive de inteligência penetrante, que toca violino e faz uso de morfina para aliviar as tensões provocadas pelo excesso de concentração em cada caso.

Sherlock Holmes é o detetive eminentemente cerebral, capaz de, à vista de um simples cartão de visita, traçar o perfil de seu dono, fornecendo dados que causam surpresa e admiração. Nos livros de Doyle há sempre um duelo entre o detetive e seu inimigo oculto, também dotado de inteligência rara: Moriarty.

“A Faixa Malhada” é o primeiro volume de uma série em quadrinhos que reconta as histórias do personagem mais famoso de Arthur Conan Doyle. Publicado originalmente em 1892, o conto foi adaptado para os quadrinhos com cores vivas, grandes quadros e belas ilustrações, de modo a atrair aos leitores iniciantes. A série traz a oportunidade para o jovem leitor de estabelecer o primeiro contato com as histórias de Sherlock Holmes. Resenha De manhã cedo, Holmes e Watson são surpreendidos com a visita de uma bela jovem em sua casa. Helen Stoner está preocupada e apreensiva. Ela mora com o padrasto…

HQ A Faixa Malhada - Sherlock Holmes

Avaliação

Bom!

“A Faixa Malhada” é o primeiro volume de uma série em quadrinhos que reconta as histórias do personagem mais famoso de Arthur Conan Doyle. Publicado originalmente em 1892, o conto foi adaptado para os quadrinhos com cores vivas, grandes quadros e belas ilustrações, de modo a atrair aos leitores iniciantes. A série traz a oportunidade para o jovem leitor de estabelecer o primeiro contato com as histórias de Sherlock Holmes.

Sobre Cleson Cruz

Sou potiguar com muito orgulho, pai e marido. Engenheiro Eletricista e Designer Gráfico de formação. Gosto muito de música e cinema. Sou viciado em séries de tv. E leio muito quadrinhos e livros desde a minha tenra infância.

Leia Também

Resenha | A Terra Inteira e o Céu Infinito, de Ruth Ozeki

Uma vez, um velho Buda falou: Para o ser-tempo, parado no cume da montanha mais …

HQ A Samurai: Yorimichi no Catarse

HQ A Samurai: Yorimichi – últimos dias para fazer parte do exército de apoiadores do …