Início / Resenhas de Quadrinhos / Resenha | HQ Assassinato em Abbey Grange – Sherlock Holmes

Resenha | HQ Assassinato em Abbey Grange – Sherlock Holmes

O inspetor Hopkins solicita a ajuda de Sherlock Holmes para mais um caso. Um caso fácil, onde não restam dúvidas. Mas será que Lady Brackenstall e Theresa Wright realmente revelaram tudo o que sabemCabe agora a Sherlock Holmes e ao doutor Watson aprenderem que nem tudo é tão simples como parece ser.

Resenha

O selo Farol HQ é uma iniciativa fantástica de mostrar os quadrinhos como arte, educando e entretendo. Os títulos são adaptações de clássicos da literatura universal, tais como: Vinte Mil Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra e O Senhor do Mundo (de Julio Verne), Moby Dick (de Herman Melville), Joana D’Arc (de Mark Twain), Alice no País das Maravilhas (de Lewis Carroll), A Ilha do Tesouro (de Robert Louis Stevenson), O Cão de Baskervilles (de Arthur Conan Doyle, o pai de Sherlock Holmes), Robinson Crusoé (de Daniel Defoe), Hamlet, Romeu e Julieta e O Mercador de Veneza (de William Shakespeare), entre outros.

Em Assassinato em Abbey Grange, um assalto na cidade de Kent deixa como saldo a morte de um nobre e sua jovem esposa ferida. Tudo indica tratar-se de um caso de latrocínio, mas, como Sherlock Holmes costuma dizer, nunca acredite no óbvio…

O conto é muito bom, e já foi adaptado para outras mídias (como pode ser visto abaixo), aqui na hq as ilustrações ficaram bem feitas, mas após ler a adaptação da Farol para o Edgar Allan Poe, fico com a opinião de que eles podiam ter trabalhado mais a arte, deixando-a mais condizente com o caráter de mistério policial. Já com relação a hq em si, poderia ter sido um pouco mais trabalhada também, pois os eventos acontecem muito rápido, talvez se houvesse uma quantidade maior de páginas a história pudesse fluir melhor. Ela não nos trás o impacto que uma obra como essa deveria trazer, não nos entusiasma a ponto de nos envolvermos.

Como é uma característica do selo, além dos quadrinhos, há textos informativos sobre o autor e sobre a obra adaptada, inclusive vem um glossário com termos utilizados na história. Outro detalhe encontrado do fim da revista, é a indicação de filmes e sites sobre Sherlock Holmes.

Este projeto é muito bom para apresentarmos obras clássicas a novos leitores, e direciona-los a novos passos. Mesmo não curtindo essa obra, até menos quanto as anteriores, acredito que ela seja leitura obrigatória para os pequenos leitores que temos em casa.

————

Dados Técnicos

Autor: Arthur Conan Doyle
Tradução: Cassius Medauar
Adaptação: Vicent Goodwin
Ilustração: Ben Dunn
Assunto: Clássicos, Quadrinhos
Selo Farol HQ
48 Páginas
1ª edição – 2012
 ————

Episódio baseado no conto “Assassinato em Abbey Grange”, da série “Sherlock Holmes” (1984-1994)

————

Autor

Sir Arthur Conan Doyle, foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi a publicação, em 1887, de “Um estudo em vermelho” que deu a Conan Doyle notoriedade imediata. Nesse, como em suas outras histórias policiais, o personagem principal é o detetive de inteligência penetrante, que toca violino e faz uso de morfina para aliviar as tensões provocadas pelo excesso de concentração em cada caso.

Sherlock Holmes é o detetive eminentemente cerebral, capaz de, à vista de um simples cartão de visita, traçar o perfil de seu dono, fornecendo dados que causam surpresa e admiração. Nos livros de Doyle há sempre um duelo entre o detetive e seu inimigo oculto, também dotado de inteligência rara: Moriarty.

O inspetor Hopkins solicita a ajuda de Sherlock Holmes para mais um caso. Um caso fácil, onde não restam dúvidas. Mas será que Lady Brackenstall e Theresa Wright realmente revelaram tudo o que sabem? Cabe agora a Sherlock Holmes e ao doutor Watson aprenderem que nem tudo é tão simples como parece ser. Resenha O selo Farol HQ é uma iniciativa fantástica de mostrar os quadrinhos como arte, educando e entretendo. Os títulos são adaptações de clássicos da literatura universal, tais como: Vinte Mil Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra e O Senhor do Mundo (de Julio Verne), Moby Dick (de Herman…

Assassinato em Abbey Grange – Sherlock Holmes

Avaliação

Regular!

O inspetor Hopkins solicita a ajuda de Sherlock Holmes para mais um caso. Um caso fácil, onde não restam dúvidas. Mas será que Lady Brackenstall e Theresa Wright realmente revelaram tudo o que sabem? Cabe agora a Sherlock Holmes e ao doutor Watson aprenderem que nem tudo é tão simples como parece ser.

Sobre Cleson Cruz

Sou potiguar com muito orgulho, pai e marido. Engenheiro Eletricista e Designer Gráfico de formação. Gosto muito de música e cinema. Sou viciado em séries de tv. E leio muito quadrinhos e livros desde a minha tenra infância.

Leia Também

Resenha | A Guerra dos Anjos – Domínio Espiritual, de Arley França

Depois de um planejamento maquiavélico, estruturado em cem anos, os seres infernais conseguiram a maior …

Resenha | HQ Pétalas

Pétalas é uma HQ sem palavras, mas com muito a dizer. Pétalas conta a história …